sábado, 27 de junho de 2026

Dia de Assembleia na Luz!

 

Dia 25 de Junho foi (é sempre, uma vez por ano) Dia do Marinheiro! Um dia especial para eu recordar os seis anos e meio que passei na Briosa, a maior parte em Moçambique!

Mas foi também o dia em que Marco Silva, o novo treinador do Glorioso SLB, foi o primeiro a chegar ao Centro de Treinos do Seixal para dar início à época de 2026/2027 que, por força das circunstâncias, começou mais cedo este ano. Há muito que fazer, muitos jogadores a analisar e decidir o que fazer com eles, além de peneirar o mercado para encontrar alguns que possam entrar e acrescentar valor ao plantel.

As últimas épocas, desde que o Rui Costa é presidente, têm sido um verdadeiro desastre, pagar caro jogadores de pouco valor. Basta o Benfica mostrar-se interessado para o preço duplicar de imediato. No tempo do Vieira havia uma tabela de 3 níveis, 1º nível até 2,5 milhões; 2º nível até 7,5 milhões; 3º nível até 15 milhões, agora chega-se aos 25 ou 30 milhões para depois concluir que os jogadores nem metade disso valem.

Hoje, decorre mais uma AG em que tudo o que interessa é aprovar o Orçamento (por mais errado que ele possa estar), as grandes opções para o futuro ficam sempre de fora, mas os sócios mais críticos enchem as redes sociais com críticas ao presidente e a quem dá ordens no clube. Eu sei que não é fácil ouvir a nossa voz numa Assembleia Geral, mas é aí o lugar certo para falar nos problemas e tentar encontrar as soluções.

Desejo toda a sorte do mundo ao Marco Silva, pois o seu sucesso será a minha alegria, mas reconheço que a tarefa não será fácil. Cometer erros é muito fácil, corrigi-los é que é difícil. E armar em rico com o dinheiro dos outros também não é grande ideia. A situação financeira do clube piorou bastante e já foi preciso recorrer à emissão de obrigações. Se este ano não houver contenção nos gastos, a coisa pode agravar-se muito. Os adversários mais directos já garantiram uma grossa fatia dos seus orçamentos, enquanto o Benfica contrai dívida!

Os "escovas" do costume andam à volta do presidente, como abelhas em campo florido, mas esses querem apenas saber do seu tacho e estão-se marimbando para o clube. Como tenho ouvido dizer por aí, abre a pestana, Rui!!!  

Dia de Assembleia na Luz!

  Dia 25 de Junho foi (é sempre, uma vez por ano) Dia do Marinheiro! Um dia especial para eu recordar os seis anos e meio que passei na Brio...